1d Euronext100 (^N100)
Euronext100
1d Ibovespa (^BVSP)
Ibovespa
1d SP500 (^GSPC)
SP500
1d Nikkei225 (^N225)
Nikkei225
1d Hang Seng (^HSI)
Hang Seng
   EURUSD=X
Gráfico EURUSD Diário - 1d EURUSD (EURUSD) - EURUSD Intraday Chart

 

Informação Privilegiada, InfoPrivilegiada, Bolsas, Negócios, Economia, Mercados, Gráficos e Cotações
Sidney 
Tokyo 
Londres 
New York 



   Inicío | twitter | facebook | RSS | Feeds de Notícias | Contacto 

Pontos de Pivot - Pivot Points


Pontos Pivot - Pivot Points

Pontos de Pivot Diários

Na década de 50, traders de Chicago começaram a usar um método que se espalhou rapidamente entre os traders. Não se sabe com certeza quem foi o real autor dessa técnica. A técnica consiste na observação de que os preços de um activo durante o dia oscilam em torno de um número especifico, como diria W.D. Gann, “vibrando” em torno daquele valor.

A busca pelo preço a partir do qual o mercado tenderá no dia seguinte, na semana seguinte, ou até mesmo no mês seguinte é uma busca muito similar ao do Santo Graal para os traders.

Se existe uma forma de encontrar esse ponto, esse preço, provavelmente ela está perto de ser ou talvez seja o Ponto Pivot (Pivot Point). A forma de calcular um ponto pivot para o dia seguinte é descrita a seguir:

Ponto de pivot = ( máximo + mínimo + Fecho do dia anterior )/3

Com esta formula podemos encontrar o ponto pivot do dia seguinte. Esse preço será uma referencia de valores, servindo de suporte ou de resistência no dia seguinte.

Agora fica mais interessante. Com as informações do dia anterior você pode projectar além do ponto pivot, as resistências e os suportes prováveis do dia seguinte para as operações de Day trading.


Primeiro, vamos calcular o ponto pivot, que será a base para cálcular suportes e resistências.
Para isto, somaremos o máximo, o mínimo e o fecho da última vela(candle), e dividimos por 3, para achar a média deste valor.

Pivot= (Máximo + Mínimo + Fecho) / 3

Depois calculamos as resistências e suportes

Res1 = ( 2 x pivot ) - Mínimo
Sup1 = ( 2 x pivot ) - Máximo

Res2 = Pivot + ( Res1 - Sup1 )
Sup2 = Pivot - ( Res1 - Sup1 )

Res3 = ( 2 x pivot ) + ( Máximo - 2 x Mínimo )
Sup3 = ( 2 x pivot ) - ( 2 x Máximo - Mínimo )

Achados os pontos, iremos observar se a abertura da sessão está acima ou abaixo do ponto de pivot. Isto definirá a direcção do trade (compra ou venda).
Caso a abertura fique acima do ponto de pivot, esperaremos o rompimento para baixo para entrar na venda(curto-short), com stop logo acima do ponto de pivot.
Caso a abertura fique abaixo do ponto de pivot, esperaremos o rompimento para cima para entrar na compra com stop logo abaixo do ponto de pivot.

No trade de venda(entrar curto), o objetivo imediato será o Sup1.
Rompendo este suporte, passaremos a ter objetivo em Sup2 e a mesma coisa acontecendo com Sup3, subindo stop sempre para acima do suporte, ou para o máximo da candle que rompeu o suporte.

No trade de compra(entrar longo), o objetivo imediato será a Res1.
Rompendo esta resistência, passaremos a ter objetivo em Res2 e a mesma coisa acontecendo com Res3, subindo stop sempre para abaixo da resistência, ou para o mínimo da candle que rompeu o suporte.

Assim, um activo está BULLISH com o preço de fecho entre o Ponto Pivot e R1 e BEARISH com o preço de fecho entre o Ponto Pivot e S1.

Com o Ponto Pivot pode-se também calcular os pontos Fibonacci.
Os pontos Fibonacci definem os Stop Loss e dependendo do risco que está disposto a ter definem também o tamanho da posição, pois se os preços estiverem a um determinado nível voçê poderá desejar ter mais posições.

O cálculo dos Fib Pivots é semelhante ao calculo dos Pivots standarts, só que este ultimo baseia-se nos Rácios Fibonacci aplicados ao range de trading do dia anterior.

No menu ferramentas encontra uma calculadora de Pontos Pivots e Pivots Fibonacci para day trayding. Só tem de inserir o máximo, mínimo e fecho do dia anterior e depois clicar no botão "calcular".

Teoricamente Perfeito?
Em teoria, parece bastante simples mas no mundo real, os pontos pivot nem sempre funcionam. O preço tende a hesitar em torno de linhas de pivot e por vezes, é difícil dizer o que vai acontecer a seguir.
Umas vezes, ocasionalmente, o preço antes de atingir a linha de pivot, poderá inverter o que significa que seu lucro alvo não se realizou. Outras vezes, ele parece-se com uma linha pivot sendo um forte apoio, você vai longo e vê o preço cair, você salta fora e em seguida o preço inverte novamente na sua direção.
Lembre-se sempre, a tendência é sua amiga.

Seguir


Topo